quinta-feira, março 22, 2007


A Dama na Água
"Lady in the Water"


Para falar desse filme acho que precisamos nos deixar levar pelo conto que ele. Um conto fantástico e inteligente que o autor M. Night Shyamalan criou se baseando primeiramente em uma história de ninar dele mesmo para seus filhos. Apesar de todas as criticas de atuação e direção (M. Night Shyamalan também dirigiu o filme) eu tenho poucas ressalvas. A direção realmente não achei primorosa, porém, me deixei levar pela história e pela pequena e dramática conjunturas que Cleveland Heep (Paul Giamatti) teve que passar para ajudar uma jovem misteriosa chamada Story (Bryce Dallas Howard).
Sou suspeito por falar que gostei do filme, pois me chama muito a atenção história fantásticas, realidades paralelas e a criatividade. O filme tem um por trás algumas lições que poderíamos ao menos dar valor e refletir sobre elas antes de critica-lo.
Não gostei do primeiro filme do diretor e autor, A Vila de 2004, para vermos que as coisas mudam e muitas das vezes mudam pra melhor, esse segundo é bem melhor e mais criativo.
Outra coisa que posso chamar a atenção no filme é a participação muito boa e interessante, como sempre, de Paul Giamatti. Um ator que tem algo que me faz achá-lo irresistível e não conseguir não vê-lo em qualquer filme que participe. A atuação dele não se compara com as dos filmes o Anti-herói Americano (American Splendor) de 2003 e Sideways - Entre Umas e Outras de 2004, até pela diferença dos papéis. Ainda espero ver muitas vezes esse ator em ação.

O filme nos faz viajar, sonhar, é lindo apesar de tudo.

Sinopse:
Cleveland Heep (Paul Giamatti) é um homem triste, que vive solitário. Até que, numa noite qualquer, acontece algo que muda drasticamente sua vida. Ele encontra em seu prédio uma outra pessoa que tenta se esconder dos demais, uma jovem misteriosa chamada Story (Bryce Dallas Howard), que mora entre as passagens sob a piscina. Surpreso, Cleveland descobre que Story é uma "narf", uma espécie de ninfa das histórias infantis, e que ela é perseguida por criaturas malignas, que desejam impedir que ela retorne ao seu mundo de origem. Além disto Story possui poderes de percepção, que a permite ver qual será o destino dos moradores do prédio de Cleveland. Juntos, Cleveland e os moradores de seu prédio, se unem para encontrar um meio que permita Story a retornar ao seu mundo.

Elenco
Paul Giamatti (Cleveland Heep)
Bryce Dallas Howard (Story)
Noah Gray-Cabey (Joey Dury)
Jessica Graham (Stacy - voz)
Cindy Cheung (Choi Young-soon)
Bob Balaban (Harry Farber)
Sarita Choudhury (Anna Ran)
Freddy Rodríguez (Reggie)
M. Night Shyamalan (Vicki Ran)
Jeffrey Wright (Sr. Dury)
Bill Irwin (Sr. Leeds)
Mary Beth Hurt (Sra Bell)
June Kyoto Lu (Sra. Choi)

Ficha Técnica
Título Original: Lady in the Water
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento (EUA):
2006
Site Oficial: www.adamanaagua.com.br
Estúdio: Warner Bros. / Legendary Pictures / Blinding Edge Pictures
Distribuição: Warner Bros.
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Produção: Sam Mercer e M. Night Shyamalan
Música: James Newton Howard
Fotografia: Christopher Doyle
Desenho de Produção: Martin Childs
Direção de Arte: Stefan Dechant e Christina Wilson
Figurino: Betsy Heimann
Edição: Barbara Tulliver
Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic


2 comentários:

Anônimo disse...

Massa!!! qro assistir tbm p/ ver se eh bom mesmo.
=D

ah!!
e o post anterior a esse é muito interessante mesmo.
Nunca tinha pensando assim sabia???

hihihihihih

Anônimo disse...

Ainda não o vi, mas sou muito curioso...
AH! "A Vila" não foi o primeiro filme de Shyamalan! O primeiro foi "O Sexto Sentido"! E ainda entre "OSS" e "AV", vieram "Corpo Fechado" e "Sinais". Beleza?
Abraço, cara!