terça-feira, abril 15, 2008

Anime...

NEO GENESIS EVANGELION



O animê marcou época. A série foi produzida entre 1995 e 1997 e escrita e dirigida por Hideaki Anno. O enredo é considerado um dos mais complexos já criados para uma animação. A série enfoca temas diferentes que vão sendo abordados com o desenrolar da trama, começando com um clima mais leve e descontraído que vai se tornando mais e mais denso conforme a trama avança e os mistérios e acontecimentos da história a transformam, em seus episódios finais, em uma aventura psicológica a respeito das relações entre os seres humanos.

A história tem início no ano 2015, 15 anos depois de uma tragédia conhecida como o Segundo Impacto, uma explosão de imensas proporções causada na Antártida no último dia do século XX, o que causou o derretimento da calota polar antártica, o aumento do nível dos oceanos, uma acentuação angular no eixo norte sul da Terra e inúmeras alterações climáticas no planeta. Além disso, essa tragédia eliminou metade da população da Terra.

Depois dessa tragédia, uma agência secreta foi fundada pela Organização das Nações Unidas para prevenir o acontecimento de um Terceiro Impacto, o que significaria o fim da humanidade: a NERV, sediada na cidade de Tokyo-3. Esse evento seria provocado por entidades que foram denominadas "Anjos", que surgiriam para atacar a humanidade. O trabalho da NERV era impedi-los, através de robôs* humanóides chamados Evangelions, que têm que ser pilotados por crianças geneticamente compatíveis com eles.

*O que são os "robôs" Evangelion: São organismos biológicos humanóides artificiais (que possuem alma humana), baseados no DNA humano, misturado com o DNA de um Angel. Sua árvore genética possui uma organização 99,89% idêntica dos humanos, apesar de possuir substâncias diferentes.

Minha geração, tenho 20 anos, (e a geração anterior) acompanhou uma grande produção de animes e mangás. Fomos marcados pelas várias horas que passávamos assistindo os "desenhos" em canais como a extinta Tv Manchete. Bons tempos... Evangelion é mais um desses desenhos, talvez o melhor já produzido, em termos de qualidade e enredo. Um anime feito para adolescentes, jovens e adultos.

Nenhum comentário: