sábado, fevereiro 03, 2007

Cinema não convencional  

      
    


Muitas pessoas desconhecem a grande maioria dos filmes bons que existem. Eu mesmo sei que não conheço muito do foi produzido em se tratando de cinema. Mas, acho que há dois filmes que não podemos deixar de assistir e prestar atenção em suas narrativas, trilha sonora e na idéia que eles podem nos passar e que são um pouco desconhecidos ou esquecidos.

O primeiro é, em seu título em português, Christiane F., 13 anos drogada e prostituída, do diretor Ulrich Edel. Filme que conta principalmente a história verídica de uma garota chamada Christiane Vera Felscherinow que acaba por se tornar uma viciada em heroína. O filme não se resume a isso, pode-se pensar “ah! Um filme sobre uma drogada, coisa de quem não tem o que fazer”. Pode-se pensar desse jeito vulgar, mas ao assisti-lo esses tipos de pensamentos serão arrastados para fora de sua cabeça. O ambiente, as interpretações, os atores, tudo se combina para formar um filme diferente, não convencional e realista.

O segundo é Trainspotting, uma adaptação de John Hodge e Com direção de Danny Boyle. Outro filme que narra uma história sobre jovens drogados em heroína, mas dessa vez o longa não é baseado em fatos reais, como se costuma dizer. Mesmo assim, o roteiro é tão real que chega a ser surreal e por isso ou por outras coisas foi que ganhou vários prêmios e concorreu ao Oscar de melhor roteiro adaptado. O longe se passa em Edimburgo, Escócia, onde alguns "amigos", que na verdade são ladrões e viciados, caminham inexoravelmente para o fim desta amizade e, simultaneamente (com exceção de um do bando), marcham para a autodestruição. Também se pode colocar em destaque a trilha sonora desse filme, vale a pena prestar atenção e sentir como ela se encaixa e habilita as sensações do filme. Interessante e original.


Nenhum dos filmes vai agradar se você espera ver coisas bonitas e agradáveis. Você pode até ver tais coisas, mas por outros ângulos. Ambos foram baseados em livros. Christiane F. foi baseado no livro alemão Wir Kinder Vom Bahnhoff Zoo que foi escrito por uma dupla de jornalistas, Kai Hermann e Horst Hieck. Eles ficaram fascinados com os depoimentos da jovem Christiane em seu julgamento num tribunal de infância e juventude e resolveram propor à ela uma entrevista que perdurou por meses e deu origem ao livro. Trainspotting nasceu da adaptação de John Hodge para o romance homônimo, o qual foi escrito por Irvine Welsh em 1993.


Trilha Sonora 
Trainspotting:


Trainspotting - Sem Limites (Trainspotting)
01. Lust For Life - Iggy Pop
02. Deep Blue Day - Brian Eno
03. Trainspotting - Primal Scream
04. Atomic - Sleeper
05. Temptation - New Order
06. Nightclubbing - Iggy Pop
07. Sing - Blur
08. Perfect Day - Lou Reed
09. Mile End - Pulp
10. For What You Dream Of - Bedrock/KYO
11. 2.1 - Elastica
12. A Final Hit - Leftfield
13. Born Slippy (Nuxx) - Underworld
14. Closet Romantic - Damon Albarn


Clique aqui e baixe.
SENHA: warezhell.org


Mais informações sobre os filmes:

 

Nenhum comentário: