sexta-feira, janeiro 15, 2010

Li...

Admirável Mundo Novo, escrito pelo autor inglês Aldous Huxley, em 1932. A edição que li é uma dessas de bolso, publicada pela editora Globo. Conhecia esse livro há tempos, coisas esparsas que li na internet ou de citações indiretas, ou quase indiretas, de gente como a cantora Pitty (o título de seu primeiro CD, Admirável Chip Novo, foi baseado no título do livro) e a música do louvável Zé Ramalho, Admirável Gado Novo (quem não conhece essa música?).

Interessantíssimo o livro. Hoje pode-se perceber muito do que é mostrado através das palavras do autor, mas para a época que foi lançado seria algo quase que impossível de se pensar.

As citações de William Shakespeare, o famoso dramaturgo inglês, é um ponto forte do livro. Não só as citações, mas também o modo como elas foram encaixadas no enredo da novela de Huxley. Impossível não perceber a influência desse livro em filmes que há algum tempo assisti e gostei bastante, como Gattaca (1997), Matrix (1999) e Equilibrium (2002). Talvez em dezenas de outros filmes, claro.

Foi uma boa experiência essa leitura.

Nenhum comentário: