terça-feira, fevereiro 20, 2007




Assisti nessa última sexta-feira. Juntamente com minha namorada em uma seção quase matinê, 
em um cinema bem legal e que não era em um shopping center, foi uma surpresa boa. Muito bom o filme. Eu estava cabreiro sobre ele porque estava sendo indicado ao oscar, inclusive de melhor filme, dai... achei que era mais uma produção de "enrolar cachorro com linguiça", daquelas que já se sabe mais ou menos como vai acabar a história por ser um roteiro de clichês, produzido para dar êxito de qualquer jeito. Porém, baseado em minha pouca informação cinematográfica e também nos meus poucos anos de apreciador dessa arte, estou sendo bombardeado com grandes filmes no "Oscar" dos últimos anos, digo isso pois escuto muita gente dizer e criticar que na premiação só há coisas de qualidade duvidável e empregamentos da indústria de Hollywood. Que seja. Mas a indústria multimilionária também produz coisas boas, se é que "Pequena Miss Sunshine" é uma cria dessa indústria. Com o orçamento do filme expresso em US$ 8 milhões, não dá pra dizer que é um filme "industrial" para os termos dos norte-americanos. Fora os 5 anos que levaram para que o filme fosse finalizado por conta de problemas financeiros.

Sinopse:
Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é gay  e professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína e ser comportar de maneira inaceitável. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive, é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela enferrujada.

Ficha Técnica:

Título Original: Little Miss Sunshine
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 101 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2006
Site Oficial: www2.foxsearchlight.com/littlemisssunshine
Estúdio: Deep River Productions / Bona Fide Productions / Big Beach Films / Third Gear Productions LLC
Distribuição: Fox Searchlight Pictures
Direção: Jonathan Dayton e Valerie Faris
Roteiro: Michael Arndt
Produção: Albert Berger, David T. Friendly, Peter Saraf, Marc Turtletaub e Ron Yerxa
Música: Mychael Danna e Devotchka
Fotografia: Tim Suhrstedt
Desenho de Produção: Kalina Ivanov
Direção de Arte: Alan E. Muraoka
Figurino: Nancy Steiner
Edição: Pamela Martin
Efeitos Especiais: LOOK! Effects Inc.


Premiações:
- Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Alan Arkin), Melhor Atriz Coadjuvante (Abigail Breslin) e Melhor Roteiro Original.

- Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Atriz - Comédia/Musical (Toni Collette).

- Recebeu 5 indicações ao Independent Spirit Awards, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Alan Arkin e Paul Dano) e Melhor Roteiro de Estréia.

- Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Alan Arkin) e Melhor Roteiro Original. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz Coadjuvante (Toni Collette e Abigail Breslin).



Falei no começo no cinema que assisti ao filme. Pois é. Foi no Cine Sesi Pajuçara, Maceió, Alagoas. Uma opção muito boa, muito boa mesmo, enfatizo, para quem quer ir ao cinema, depois ou antes pode-se até ir passear nas areias da praia da Pajuçara, visitar alguns pontos turísticos da cidade, muito diferente de estar enclausurado em um prédio cheio de lojas e pessoas esnobes no pior sentido dessa palavra. Estréias de longas que muitos não iriam sonher em entrar no circuito da cidade estão entrando. Filmes brasileiro, espanhóis, americano, francês, todos. Muito bom. Uma variedade que já há muito deveria existir, mas que, pelo que se percebe, só agora está chegando aqui. Uma iniciativa enormemente linda do SESI de Maceió que, certamente, dará frutos no futuro. Eu já sou fã e apoidor desconhecido desse cinema. Se depender de mim ele fica ali até o fim dos tempos.

Informações: http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/pequena-miss-sunshine/pequena-miss-sunshine.asp

3 comentários:

Anônimo disse...

ótimo filme! tb adorei!

Anônimo disse...

Massa!!!
Precisamos ser frequentadores asíduos desse cine =D

Traum Bendict disse...

Tenho alguns adjetivos para distinguir Pequena Miss Sunshine.
Belo,esplendoroso,único,sensível,tocante,uma obra-prima...
Um filme simples,que traz a frivolidade da educação familiar da "sociedade americana".
Se alguém estiver passivo em querer buscar seus sonhos,após assistir Little Miss Sunshine,irá ter uma renovação surpreendente.